Inconvenientes do horário de verão
Dentre os mais de 13 milhões de baianos que amargarão os transtornos do horário de verão, os mais atingidos serão os rodoviários que chegam as garagens a partir das 4 horas da manhã. Os operários (aqui em Itabuna o primeiro turno da Penalty inicia-se às 5 horas e o da Trifil às 6 horas), além dos estudantes e professores que começam as 7 horas. Assim, também, país e responsáveis pelo transporte escolar também terão acordar de madrugada. Todos estarão prejudicados a partir do dia 16 próximo, quando se inicia este famigerado expediente resgatado a contragosto da população pelo governador Jacques Wagner (PT) sem ouvir a população baiana. É bom lembrar que o governador só ouviu o setor empresarial para tomar tal decisão.
O Objetivo do horário de verão é diminuir o consumo de energia no chamado horário de pico do sistema elétrico, das 18 às 21 horas. Uma ação de propósito salutar. Contudo, já foi provado que tal sacrifício não é necessário na região Nordeste e por conta disso nós baianos estamos livres dos malefícios do horário de verão desde 2003, quando uma pesquisa encomendada pelo governo do estado apontou que 57% dos consultados eram contra tal instituto.
Agora, depois de um “lobby” organizado pelos empresários baianos, o governador Jaques Wagner sem consultar a opinião dos baianos (só dos empresários) decidiu de forma totalmente arbitrária ceder aos interesses corporativos e em nome de maiores lucros ao capital todos os habitantes do estado da Bahia terãos que acordar mais cedo, alterar os nossos costumes e alterar o nosso horário biológico.
Na “terra de todos nós” quem manda é um homem só. Não votamos para eleger um ditador a serviço dos empresários!
Reaja, manifeste-se, mobilize-se: Diga não ao horário de verão!!!
Jorge Barbosa