Consenso no Fórum Nacional da Previdência
Publicado: 20/09/2007 - 18:03 Por: O endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript para vê-lo.">Isaías Dalle
O Fórum Nacional da Previdência chegou ao consenso de que o piso previdenciário e o piso assistencial (LOAS) devem continuar vinculados ao salário mínimo. O outro consenso, alcançado nos dois dias de reunião encerrada nesta quinta (20), é de que deve ser mantida a diferença de tempo de contribuição e idade mínima entre mulheres e homens na Previdência Social.
Dos consensos alcançados até agora no Fórum, todos atendem a reivindicações e propostas da CUT. Nova rodada do Fórum vai ser realizada.
"Houve muita resistência por parte dos empresários em relação a manter os pisos vinculados ao salário mínimo. Houve também muita insistência em torno de temas que não atendem os interesses dos trabalhadores, mas estamos conseguindo pautar o debate", avalia o presidente da CUT Artur Henrique, representante da Central no Fórum.
A duração do Fórum atravessou as previsões iniciais e deve ter, pelo menos, mais uma rodada.
Na última quarta (19), durante sua palestra na reunião da Direção Executiva da CUT, o economista Amir Khair elogiou a atuação da Central e da bancada dos trabalhadores no Fórum. "Vocês estão mudando a abordagem que historicamente vinha sendo dada à Previdência", comentou.