Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Seminário debate os 90 anos da Revolução Russa

Para marcar a passagem dos 90 anos da Revolução Russa, a Boitempo Editorial preparou três lançamentos especiais sobre o tema e um seminário para discutir os impactos e a importância histórica da Revolução de 1917.


Redação - Carta Maior


Em comemoração aos noventa anos da Revolução Russa, a Boitempo Editorial preparou três lançamentos: O ano I da Revolução Russa, de Victor Serge; A Revolução de Outubro, de Leon Trotski (numa parceria com a Edições Iskra); e um dossiê especial sobre o tema na décima edição da revista Margem Esquerda - Ensaios Marxistas.

A editora também está promovendo a semana de debates "90 anos da revolução que mudou o mundo", sobre os impactos da Revolução de 1917. O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em parceria com o Centro Acadêmico de Ciências Sociais (Gestão Primavera de Praga), entre os dias 16 e 19, e contará ainda com uma mesa, no dia 18, na Universidade de São Paulo (USP). Esses eventos analisarão a importância histórica e a atualidade da Revolução Russa.

Escrito na década de 1920, O ano I da Revolução Russa, de Victor Serge, traz um relato impressionante dos primeiros dias da Revolução e da construção do governo dos sovietes. Serge constrói sua narrativa dando conta dos desafios políticos, econômicos, militares e até gerenciais (como o abastecimento das grandes cidades e a criação do Exército Vermelho) enfrentados pelos revolucionários. Com uma profusão de dados e um texto cativante, ele descreve não só as mobilizações populares e os debates políticos daqueles dias, mas também a atuação individual dos principais personagens da revolução, como Lenin e Trotski.

A Revolução de Outubro, de Leon Trotski, é um testemunho de um dos principais nomes da Revolução Russa sobre os eventos de 1917 e também uma reflexão sobre a teoria da história e a atuação de indivíduos que resultou na vitória dos bolcheviques.

Os 90 anos da Revolução Russa também é tema do dossiê da revista Margem Esquerda - Ensaios Marxistas n. 10. A ressonância desse acontecimento histórico sobre a Rússia e o mundo atual é analisada por Tony Wood, especialista em história e cultura russa. A historiadora Virgínia Fontes debate a atualidade do pensamento de Lenin, especialmente de sua crítica ferrenha ao imperialismo. Moshe Lewin, um dos mais conhecidos estudiosos da Revolução Russa, explica a dinâmica do governo dos sovietes. A revista ainda traz uma carta-documento do arquiteto Moses Ginzburg a Le Corbusier sobre os impactos das perspectivas revolucionárias sobre a arquitetura e o urbanismo.

Participará dos debates na PUC e na USP o sociólogo brasileiro radicado na França Michael Löwy, diretor emérito de pesquisas do Centre National de Recherches Scientifiques (CNRS). No seminário, será lançado também o livro As utopias de Michael Löwy, organizado por Ivana Jinkings e João Alexandre Peschanski, no qual intelectuais como Roberto Schwarz, Francisco de Oliveira, Emir Sader, Ricardo Antunes e Olgária Mattos falam sobre a obra acadêmica, a militância política e a vida de Löwy.



Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar