Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Estado de greve no Banco do Nordeste em Feira de Santana

Reunidos ontem, em assembléia geral, os funcionários do BNB decidiram rejeitar a proposta do banco. Eles suspendem a paralisação, mas mantêm o estado de greve. Nova assembléia está marcada para amanhã, às 19h30, no auditório do Sindicato, para avaliar a posição de todas as bases sindicais.


PROPOSTA

Na rodada de negociação de ontem, o BNB manteve a proposta de distribuição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nos moldes da Fenaban, até o montante autorizado pelo governo. Quanto à antecipação, a distribuição seria de 9% do lucro líquido do primeiro semestre. Com isto, o menor valor antecipado seria de R$ 675,50 e o maior R$ 3.422,54. Para garantir o adicional, o banco deve apresentar lucro 8% maior do que o ano passado.

O banco também garante o adiantamento das férias a todos os funcionários e a manutenção das cinco folgas anuais sem proibição da conversão em dinheiro. Também propôs a recomposição de dívidas e o calendário de pagamento para a antecipação da primeira parcela da PLR e das diferenças do acordo.

Para a recomposição de dívidas, serão consideradas as contraídas até o dia 30 de setembro. O prazo de pagamento é de até 38 meses. Se o valor da parcela comprometer mais de 30% da renda líquida do funcionário, a dívida poderá ser repactuada em até 60 meses. A taxa mensal ficou em aproximadamente 1,10% (CDI +0,5%) e os funcionários terão 90 dias para aderir.

A próxima rodada de negociação entre a Comissão de Funcionários e o banco está marcada para segunda-feira.


Paralisação nas agências


Veja o quadro de paralisações na Bahia:


Em Salvador, as três agências existentes, Catábas, Barra e Comércio, aderiram à paralisação de 24 horas de advertência. Dois meses depois do início da campanha salarial dos bancários, as negociações continuam emperradas com o Banco do Nordeste.

No interior do Estado, a maior parte dos funcionários do BNB cruzou os braços. As agências ficaram fechadas em Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Irecê, Jequié, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Itaberaba, Andaraí, Alagoinhas, Cícero Dantas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Juazeiro e Senhor do Bomfim. O Estado de Sergipe também aderiu à paralisação.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar