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9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Clientes insatisfeitos podem fazer a reclamação através das ouvidorias

Na última semana, o Banco Central divulgou relatório sobre o número de queixas aos bancos no mês de setembro. O crescimento nas reclamações é alarmante. Se compararmos os registros de julho a setembro, o resultado é um aumento de 32,25%. Em relação ao número de reclamações por descumprimento de prazos, como o pedido de um extrato bancário, o salto é ainda mais assustador, passando para mais de 140%.


Mas, a população pode denunciar o desrespeito dos bancos através de algumas ferramentas. Um exemplo são as ouvidorias instaladas nas empresas para receber as reclamações e responder em um prazo máximo de 30 dias o problema. A queixa pode ser registrada através dos sites dos bancos ou por telefone (confira o quadro abaixo).


A criação do departamento em todas as instituições financeiras em atuação no país foi determinada pelo Banco Central, e desde 1º de outubro as empresas devem manter o setor e cumprir normas definidas pelo BC.


Telefones de Ouvidorias


BNB - 0800-7283030

Banco Central-0800-9792345

Itaú - 0800-5700011

Bradesco - 0800-704 8383

Caixa - 0800-725 7474

ABN Real - 0800-286 8787

BB - 4004-0001 (Capitais) e 0800 729 0001 (Demais localidades)

Santander - 0800-726 0322


Fonte: SEEB/BA

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