Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Atividades marcam o Dia Internacional das Pessoas Imigrantes

Para celebrar as conquistas e dar visibilidade às lutas dos imigrantes no mundo, organizações civis de diferentes países realizam amanhã (18), atividades que marcarão o Dia Internacional das Pessoas Imigrantes. Uma das celebrações acontece no Chile, onde a Anistia Internacional promoverá uma coletiva de imprensa, às 11h, em Providencia (Metrô Salvador)- Huelén 164, Piso 2.

A atividade contará com a participação de Diego Carrasco, Diretor do Observatório de Controle Interamericano dos Direitos Humanos dos e das Imigrantes; de Delia Améstica, mãe de Alex Cisternas (jovem imigrante preso em Barcelona, Espanha); e de Sergio Laurenti, Diretor Executivo da Anistia Internacional no Chile.

Em Madri, na Espanha, o Dia Internacional das Pessoas Imigrantes será comemorado pela União de Rádios Culturais de Madrid (URCM), a qual realizará, das 10 da manhã às 13h, um programa transmitido pela Rádio Vallekas 107.5 FM, no qual especialistas debaterão sobre o tema. De acordo com a URCM, a idéia do programa é potencializar a voz das pessoas imigrantes e denunciar publicamente as políticas da União Européia de endurecimento de fronteiras e de vulneração dos direitos fundamentais de imigrantes.

No Uruguai, a celebração da data terá um gostinho mais especial este ano. No último dia 11 de dezembro, o Projeto de Lei de Imigração foi aprovado pela Câmara de Deputados e agora está em fase de avaliação no Senado Federal. O projeto reconhece o direito de imigrar como um direito inalienável da pessoa humana. Um dos artigos aprovados no projeto facilita, aos atuais imigrantes que moram no país, regularizar mais agilmente sua situação migratória.

Atualmente, cerca de 192 milhões de pessoas estão vivendo fora de seu país natal, segundo a Organização Internacional de Imigrantes (OIM, em sua sigla em inglês). A estimativa é de que um a cada 35 habitantes do mundo seja uma pessoa imigrante que vive e trabalha em um país que não é o seu.Dados da OIM mostram que, entre 1965 e 1990, houve um crescimento de 2,1% ao ano no número de imigrantes no mundo. Neste período, cerca de 45 milhões de pessoas por ano saíram do seu país de origem. Em 2007, o aumento registro de imigrações foi ainda maior: 2,9%.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar