Menu
Outubro Rosa 2022

Diretoria do SEEB-BA toma posse hoje

A nova diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia toma posse nesta sexta-feira (13) com uma festa na AABB. A animação fica por conta de Targino Gondim, Farofa D"Água e Quinteto Forrozado. A festa começa às 19h.

Desde o começo do ano, muitas atividades e ações têm marcado os festejos pelas sete décadas e meia de fundação do SEEB-BA, completadas em 4 de fevereiro. Sexta-feira, na AABB, a entidade escreve mais um capítulo da vitoriosa trajetória, com a cerimônia de posse da nova diretoria eleita em maio, com aprovação esmagadora da categoria.

Pela disposição e combatividade, o Sindicato, desde o princípio, enfrentou grandes dificuldades e, com extremo esforço, conseguiu vencer muitas batalhas contra banqueiros e governos. Se na ditadura militar, a censura sangrou a entidade, como ocorreu com tantas outras silenciadas no país, nas décadas seguintes as agruras não foram menores.
Nos oitos anos de Fernando Henrique Cardoso, a categoria amargou uma série de prejuízos, sobretudo com achatamento salarial e retirada de direitos. Mas, a entidade resistiu, lutou e conquistou significativos avanços para a categoria, que contribuíram até mesmo no campo político, com a eleição do presidente Lula, em 2002.

Classista e autônoma, ainda em 2004, a entidade e os bancários participaram de forma decisiva da maior greve nacional da categoria, que durou 30 dias e mostrou como as mobilizações de massa retornavam definitivamente à rotina do movimento. A diretoria que toma posse na sexta-feira administra a entidade até 2011 e continua a construir a trajetória vitoriosa do SBBA.

Com aprovação de 94,07% dos votos, os diretores têm a confiança dos bancários para continuar a aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido com sucesso no Sindicato. "Os desafios são muitos, pois ainda há muito a conquistar na difícil luta contra os banqueiros, o setor mais beneficiado da economia brasileira. Mas, a disposição dos diretores e da categoria é grande e deve ser estimulada a cada dia nas agências, fortalecendo a unidade do movimento", diz Euclides Fagundes Neves, presidente reeleito do Sindicato.



Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar