Menu
Outubro Rosa 2022

SEEB/SE realiza I Fórum Estadual de Segurança Bancária

forum-1O Sindicato dos Bancários de Sergipe, através da Secretária de Saúde e Condições de Trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, realizou hoje, dia 21, o ‘I Fórum Estadual de Segurança Bancária'. O evento, realizado no auditório do Sindicato dos Bancários, reuniu representantes de bancos e de entidades e empresas responsáveis pela segurança bancária e policiais federais, civis e militares, para debater assuntos referentes à segurança bancária e, consequentemente, segurança pública. 

A iniciativa do SEEB/SE foi muito bem-sucedida, com expectativas de bons resultados futuros. "O nosso objetivo é constituir uma mesa permanente, com plenárias  para que sejam discutidas as questões da segurança bancária", explica Ivânia Pereira, secretária dforum-3e Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato e responsável pela organização do evento. Na oportunidade, a SSP apresentou um projeto de monitoramento de circuito de TV, que será implantado na frente das agências bancárias, avaliado em cerca de R$ 500 mil.  A expectativa é que esse processo seja licitado já no próximo mês de março ou abril. 

Para o secretário de Segurança, Kércio Pinto, a iniciativa do Sindicato é muito importante pela preocupação que está tendo com o empregado na forma humana e também com os clientes dos bancos. "É louvável e é uma preocupação da Segurança Pública. Graças a Deus, o Sindicato agora nos deu as mãos e estamos trabalhando juntos para isso. É uma somação de esforços. Eu tenho plena certeza que esta semente plantada hoje aqui no Sindicato dos Bancários ela vai florescer rápido e com bons frutos para a sociedade", opina. 

Compuseram a mesa, além do presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza, de Ivânia Pereira e do secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto, o presidente do Sindicato das Empresas de Vigilância do Estado de Sergipe, Marcos  Aurélio; o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Sergipe, Jorge dos Santos; o agente federal Josenilton Oliveira - representando a Polícia Federal; e a vereadora Rosângela Santana.

O Fórum Permanente de Segurança Bancária pretende buscar soluções para evitar os constantes assaltos nas agências bancárias, caixas eletrônicos, correspondentes bancários e em suas imediações, com graves conseqüências para os bancários e para a população sergipana. "A idéia é fazer uma discussão mais ampla sobre a segurança bancária, em razão dos constantes assaltos que vêm ocorrendo, e também sobre a segurança dos bancos, com a disciplina do transporte de valores", informa José Souza.
forum-2
"Estamos aqui abrindo as nossas portas para discutir o que está certo, o que está errado, o que poderemos melhorar no âmbito da segurança, tanto bancária, quanto pública. Nós precisamos ter esse entrosamento, esse relacionamento mais estreito entre a segurança pública e as instituições bancárias", diz o secretário.

forum-4Durante o evento, o assessor da Área de Inteligência da SSP, Nelson Nascimento, apresentou no Datashow o projeto piloto do Plano de Ação de Circuito de TV e Monitoramento, que deverá ser implantado em frente das agências bancárias e na área comercial. A idéia é implantar inicialmente nas avenidas Francisco Porto - onde encontra-se o maior número de bancos na capital -, e Barão de Maruim, e no centro da cidade. 

"Nós buscamos uma parceria com bancos e comerciantes para implantarmos, o mais rápido possível, esse sistema on-line que vai fiscalizar todas as ruas do centro comercial defronte dos bancos. Se houve essa parceria, nós poderemos ampliar para o Siqueira Campos, onde existem agências bancárias e o comércio é muito forte.  Também lá na área da 13 de Julho. Lógico que no futuro ele poderá ser ampliado para vários pontos da capital e para o interior do Estado", informa o secretário.

"Todas as imagens internas dos bancos, se eles quiserem, poderão ser canalizadas para a Secretaria de Segurança Pública, onde, ao lado do novo 190,  vai ter uma equipe 24 horas monitorando tudo isso, para o sistema de investigação da Polícia. Isso, tanto na área preventiva, porque a Polícia Militar vai estar nas ruas, quanto para a Polícial Civil, porque no sistema de investigações futuras vamos ter todas essas imagens. Vamos buscar, com isso, coibir as ações dos maginais voltadas, no caso de hoje, para as instituições financeiras do Estado de Sergipe", explica o secretário.

Para a vereadora Rosângela Santana, este momento é inédito na vida do SEEB/SE. "É de fundamental importância o Sindicato dos Bancários buscar parceria com o poder público e com os demais segmentos da sociedade organizada, para a busca da construção de uma proposta que venha contribuir com a proteção de toda a população", opina. 

As portas giratórias,  um adicional de segurança nas agências bancárias, ainda não existem em todos os bancos, apesar da lei municipal aprovada. "O papel do legislador já foi cumprido, e a lei precisa estar em vigor e sendo cumprida plenamente. Na medida que determinados bancos se recusam ou não se convenceram ainda da necessidade da implantação das portas giratórias, o que compete agora é uma ampla mobilização da sociedade em busca da garantia do seu direito, inclusive com ação do Ministério Público, que é o guardião da nossa Legislação e do direito do cidadão. Acredito que é fundamental também uma campanha dos bancários", acrescenta a vereadora.
  
forum-5
Para o superintendente do Banco do Brasil, Neirim Goulart Duarte, o evento foi muito importante porque vários atores participaram e trataram sobre o tema. "A iniciativa do Sindicato dos Bancários mostra que ele não está se preocupando somente com questões salariais, mas com questões da saúde e com o estado físico e psíquico dos trabalhadores. A partir do momento que você une esses atores, o tema fica mais aberto ao debate e converge para que ações facilite o dia-a-dia e melhore o interesse comum", opina.

O delegado Gabriel Nogueira representou o superintendente da Polícia Civil e parabenizou a iniciativa conjunta com a SSP. "Nós temos consciência de que coibir o assalto ou o furto é impossível, mas a redução desses índices pode acontecer, desde que haja entendimento e boa vontade. E é o que está acontecendo agora: tanto entendimento, como boa vontade. Então, as perspectivas são as melhores possíveis", avalia. O resultado desse encontro foi a decisão de formar um grupo de trabalho com os órgãos presentes - e mais um representante da Febraban (sindicato dos bancos) - para se reunir permanentemente e discutir a segurança bancária.   

Texto: Edivânia Freire - Fotos: Jorge Monteiro SEEB/SE

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar