Menu
Outubro Rosa 2022

Caminhada em Salvador pela paz

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, ontem, foi marcado na Bahia por uma caminhada organizada pelo Iapaz (Instituto de Estudos e Ação pela Paz com Justiça Social) e entidades parceiras. No Campo Grande, ponto de partida da passeata, representantes de diversos segmentos sociais celebraram o Dia Estadual da Cultura da Paz com Justiça Social com roda de capoeira. Com faixas, cartazes e carro de som, os manifestantes percorreram as ruas do Centro de Salvador e chamaram a atenção para a necessidade de cultivar a paz incentivando a distribuição de emprego e renda e maior acesso à Justiça, educação e lazer.
O deputado Álvaro Gomes (PCdoB), presidente do Iapaz, destaca a necessidade de construir a paz com garantia de direitos, maior oferta de trabalho e ampliação da participação da sociedade no embate político. "O problema da violência não se resolve somente com polícia e opressão. É preciso atentar para outras formas de combater essa grave questão. A paz, seja nos grandes centros urbanos ou no campo, só virá com ações que possibilitem uma vida mais digna ao brasileiro, aos baianos, ou seja, com distribuição de renda. As causas da violência são sociais".
O Sindicato dos Bancários da Bahia, com grande atuação na luta por melhores condições de vida e trabalho, apóia o movimento. Para o presidente do SBBA, Euclides Fagundes Neves, a caminhada é prova de que a sociedade está atenta à violência, principalmente urbana. "A caminhada demonstra como a mobilização é indispensável para conscientizar cada vez mais a população de que violência não se resolve com mais violência".
No começo da noite, o Iapaz também promoveu o seminário Fatores que geram o medo na sociedade contemporânea, no auditório do Sindicato.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar