Dia dos Portadores de Necessidades Especiais enfoca questão do trabalho
As ações estão sendo organizadas pelos escritórios da OIT e das Nações Unidas (ONU), através do Programa de Necessidades Especiais do Setor Emprego da Organização. Na sede, em Genebra (Suíça), foi realizada nesta manhã uma mesa redonda de apresentação e discussão sobre o tema "Trabalho decente para pessoas com necessidades especiais".
Também em homenagem à data, a OIT lançou hoje (3) um informe intitulado "O direito ao trabalho decente das pessoas com necessidades especiais", de autoria do Dr. Arthur O'Reilly. O comunicado trata exatamente do tema escolhido para ser discutido nas atividades de comemorações do Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.
De acordo com o informe, embora durante os últimos anos tenha se avançado bastante na melhora das vidas das pessoas com necessidades especiais, a maioria continua experimentando uma violação de seus direitos. "No mundo do trabalho, costuma-se registrar alto desemprego, subemprego, salários menores que as pessoas sem necessidades e com freqüência preferem retirar-se dos mercados trabalhistas", diz a OIT.
O comunicado apresenta uma série de instrumentos internacionais criados para garatir os direitos destas pessoas, incluindo alguns aprovados pela OIT como o Convênio 159 sobre readaptação profissional e o emprego (pessoas inválidas) (1983), a Recomendação 195 sobre o desenvolvimento dos recursos humanos (2004), e o Repertório de recomendações práticas sobre a gestão das necessidades no lugar de trabalho (2001).
O informe cita ainda outro instrumento internacional que é a Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com necessidades, adotada pela Assembléia Geral em dezembro de 2006. A plataforma da ONU garante que os diversos atores envolvidos possam trabalhar unidos para garantir que as pessoas com necessidades tenham os mesmos direitos humanos que os demais.
Deste 1992, o Dia Internacional das Pessoas com Necessidades Especiais tem servido para promover a compreensão de temas relacionados com as necessidades especiais e para criar medidas que contribuam com a dignidade, os direitos e o bem-estar destas pessoas. A data é uma oportunidade para que os governos, organizações de portadores de necessidades especiais e a sociedade voltem sua atenção para a situação destas pessoas e aos benefícios que gera sua inclusão na vida política, social, econômica e cultural dos países.