39º Conecef define as reivindicações específicas
Após três dias de intensos debates, os 218 delegadas e delegados do 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) aprovaram nesta quinta-feira (6/6) a pauta de reivindicações específicas para a campanha salarial deste ano. O evento foi muito representativo, com representantes de diversas partes do Brasil.

Durante o encontro, as mesas temáticas debateram temas importantes como as conjunturas política e econômica, os impactos da Inteligência Artificial no mundo do trabalho, previdência complementar (Funcef) e plano de saúde (Saúde Caixa). Houve espaço também para a discussão sobre a importância de eleger representantes dos trabalhadores nas eleições municipais deste ano.
“Os debates realizados durante o Conecef reforçaram a necessidade do fim do teto do banco para custeio do Saúde Caixa (definido em 6,5% da folha de pagamentos), de negociarmos uma proposta para o equacionamento dos déficits da Funcef que não onere ainda mais, nem promova redução de direitos dos participantes, e de solucionarmos os diversos pontos que prejudicam as condições de trabalho no banco e estão levando os empregados ao adoecimento”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Rafael de Castro.
Os trabalhadores reafirmaram também a defesa da Caixa 100% pública e a unidade da luta em pelos direitos da categoria bancária.
As pautas das empregados e empregados se somarão às demandas gerais da categoria a serem aprovadas na 26ª Conferência Nacional dos Bancários, que começa nesta sexta-feira (7) e segue até domingo (9), em São Paulo.
