Logo

Bancos já fecharam 2.846 postos de trabalho em 2018

Os seguem cortando vagas e precarizando as condições de trabalho nas agências. É o que mostra os dados divulgados pelo Diese e a Contraf nesta segunda-feira (23/7). Os números mostram que os bancos fecharam 2.846 postos de trabalho no país, entre janeiro e junho de 2018, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Foram 59 vagas fechadas na Bahia e 46 em Sergipe.

A análise por Setor de Atividade Econômica revela que os “Bancos múltiplos com carteira comercial”, categoria que engloba bancos como, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil, foram responsáveis pelo fechamento de 1.804 postos nos seis primeiros meses do ano. Já a Caixa, que passa por um processo de desmonte, fechou 1.101 postos no período, devido ao “Programa de Desligamento de Empregados”, lançado em 22 de fevereiro.

Os bancos continuam concentrando suas contratações nas faixas etárias até 29 anos, em especial entre 18 e 24 anos. Foram criadas 5.142 vagas para trabalhadores até 29 anos. Acima de 30 anos, todas as faixas apresentaram saldo negativo (ao todo, -7.988 postos), com destaque para a faixa de 50 a 64 anos, com fechamento de 3.958 postos no período.

As demissões sem justa causa representaram 55,1% do total de desligamentos no setor bancário entre janeiro e junho de 2018. As saídas a pedido do trabalhador representaram 37,1% dos tipos de desligamento. Nesse período foram registrados, ainda, 35 casos de demissão por acordo entre empregado e empregador. Essa modalidade de demissão foi criada com a aprovação da Lei 13.467/2017, a Reforma Trabalhista, em vigência desde novembro de 2017. Os empregados que saíram do emprego nessa modalidade apresentaram remuneração média de R$ 8.827,74.

Com informações da Contraf.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.