BB: Dia de luta em defesa da Previ
Funcionários do Banco do Brasil estão mobilizados nesta quarta-feira (16/4) em um dia nacional de luta em defesa da Previ, que vem sofrendo uma série de ataques nos últimos meses, partindo de uma manobra via Tribunal de Contas da União (TCU). Para informar os bancários, o movimento sindical está distribuindo uma edição especial do Jornal O Espelho com o tema em defesa da Previ.

Clique aqui e confira a íntegra do Jornal O Espelho
Ainda no início de fevereiro, o ministro Walton Alencar Rodrigues conseguiu que os demais membros da Corte aprovassem uma auditoria do Plano 1 e da gestão da Previ, num período de 2024, justamente quando aplicações da entidade sofreram o impacto do mercado financeiro.
Para esta auditoria, a Previ entregou mais de 2 mil documentos para a AudBanco, entidade responsável pelo TCU por fazer as análises técnicas. O resultado preliminar, divulgado no início deste mês de abril, foi de que os investimentos da Previ estão alinhados às políticas de investimento e em conformidade com a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN). A AudBanco apontou ainda que, entre 2023 e 2024, não houve mudança abrupta nas estratégias de investimento do fundo, além de atribuir o déficit de 2024 à conjuntura econômica adversa e não a desvios de conduta.
Apesar desses resultados, o ministro Walton Alencar Rodrigues decidiu reverter o processo em auditoria plena, desconsiderou a base técnica do relatório preliminar da AudBanco e propôs que as associadas e associados da Previ, que são os funcionários do BB, sejam retirados da gestão do fundo de pensão para dar lugar à iniciativa privada.
"É para explicar esse processo e defender a Previ de ataques que nós criamos esta edição especial do jornal O Espelho. Pedimos que todas e todos leiam para compreenderem o debate e divulguem para suas bases", destaca a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes.
