BNB apresenta novas propostas e funcionários cobram outras definições
As negociações continuam avançando no Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Na rodada desta quarta-feira (28/8) foram apresentadas mais algumas respostas importantes para a pauta de reivindicações apresentadas pelos funcionários. Apesar disso, ainda faltam propostas para outras demandas como a reclassificação das agências; PLR, PCR, plano de funções, pagamento de horas extras, questões de saúde, dentre outras.

Confira as propostas apresentadas pelo BNB nesta quarta-feira:
- Antecipação do pagamento dos benefícios referentes ao mês de setembro de 2024 previstos no ACT: auxílios alimentação e refeição e adiantamento para férias.
O Comissão Nacional dos Funcionário (CNFBNB) considera a positivo, pois aponta para que o banco garanta os benefícios do atual acordo, em questões que podem ter impacto imediato para os funcionários;
- Convergente - No último trimestre de 2024, realização de pesquisa com todos os empregados do banco com o objetivo de identificar a percepção das pessoas sobre o atual processo de avaliação de desempenho.
A realização de uma pesquisa entre os funcionários sobre o convergente é positiva, desde que possa, a partir dos resultados, melhorar o processo de avaliação do banco, pois ainda é muito subjetivo e dividido, dando a entender que existem vários critérios diferentes dentro do banco para avaliar o funcionário, a depender da gestão.
- Saúde e bem-estar.
a) Assegurar ao empregado, cujo benefício do INSS seja suspenso por ser considerado apto a retornar ao trabalho, o pagamento de sua remuneração integral, em caso de perícia médica do banco o considerar inapto.
b) Implantação do piloto de sala de apoio à amamentação nas dependências do CAPGV.
c) Criação do Comitê de Saúde Mental e Bem-estar (CSMB) composto pelo Superintendente de Desenvolvimento Humano, como coordenador do Comitê, o Superintendente de Estratégia e Organização e o Superintendente de Política de Desenvolvimento Sustentável.
Estas são devolutivas importantes também, que conversam com várias cláusulas da minuta e em um ponto importante para o conjunto dos trabalhadores, que é a saúde bancária.
Avanços importantes
Para o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) Waldenir Britto, “o banco hoje apresentou devolutivas que buscam, mesmo parcialmente, atender as algumas de nossas demandas. São importantes, mas que ainda precisa que sejam complementadas por outras questões também necessárias, para o conjunto dos funcionários do BNB: como a questão da reclassificação das agências; PLR, PCR, plano de funções, pagamento de horas extras, questões de saúde, dentre outras”.
Como o Comando Nacional dos Bancários orientou a convocação de assembleias para a quarta-feira da próxima semana, para definir os rumos da campanha salarial, a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB decidiu continuar em São Paulo, para aguardar novas propostas por parte do banco e também para contribuir nas interlocuções no Comando Nacional dos Bancários. “A CNFBNB decidiu ficar de prontidão, até sexta feira, acreditando que é possível ainda o BNB (e a Fenaban) apresentar respostas positivas que atendam as nossas demandas. Assim, vamos reforçar o processo de diálogo até sexta, na tentativa de avanços para termos um acordo positivo para o conjunto dos bnbeanos. Uma possível greve na categoria seria em resposta a negativas das nossas principais reivindicações”, concluiu o diretor Waldenir Britto.
