BNB: Assinado termo de ajuste preliminar do acordo 2008/2009
Foi assinado ontem, 29, entre a Diretoria do BNB e a Contraf, o termo de ajuste preliminar do acordo 2008/2009. Este ano o BNB foi o primeiro banco a assinar o documento, fato que foi ressaltado pelas entidades representativas como avanço, uma vez que em anos anteriores o Banco chegou a ser o último a fazê-lo.
Os representantes dos trabalhadores destacaram algumas conquistas resultantes da campanha salarial deste ano, como o piso, o próprio índice linear para todos e o compromisso do Banco em apresentar em até 90 dias uma proposta de revisão do PCR. Outra conquista, no âmbito político, foi representada pela adesão em massa dos trabalhadores à greve, reflexo da conscientização e da compreensão de que é através da organização e união dos trabalhadores que se conquistam melhorias e se respeitem os direitos.
O presidente do BNB, Roberto Smith, falou da importância da negociação enquanto afirmação da democracia e do reconhecimento do corpo funcional. "A instituição não estará bem se seu corpo funcional não estiver satisfeito". Segundo ele, este acordo também terá reflexos no futuro da instituição.
O diretor Francisco Ribeiro Lima, o Chicão, assinou o acordo pelo Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, sendo a primeira vez que o sindicato assina em separado, em atendimento aos anseios dos funcionários do BNB daquele estado que em assembléia deliberaram que nem Contec nem Contraf assinassem o acordo, mas sim um funcionários do Banco.
Para os diretores da AFBNB presentes ao ato, as conquistas são sem dúvida conseqüência da luta dos trabalhadores e do aprendizado e amadurecimento das estratégias de reivindicação de direitos. Hoje à tarde, a partir das 15h, acontece negociação da minuta específica. A AFBNB lembra que a luta e a vigilância por melhorias deve ser contínua, através dos pontos da mesa permanente e espera que haja o mesmo empenho por solucionar os conflitos ao longo das rodadas de negociação.
