BNB: Pesquisa sobre o “Convergente” até o dia 16 de dezembro
Atendendo a uma das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) assinado este ano, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) iniciou no dia 25 de novembro uma pesquisa interna sobre o programa de avaliação de desempenho dos funcionários, o “Covergente”, que se encerra no próximo dia 16 de dezembro.

A pesquisa atende a uma demanda dos funcionários, com o objetivo de aprimorar o programa, pois ele apresenta diversas inconsistências, levando a interpretações equivocadas e sem uma correta percepção dos serviços executados pelos funcionários, o que provoca distorções na avaliação individual, prejudicando o bancário.
A Comissão Nacional dos Funcionário do BNB havia solicitado na reunião da mesa permanente do dia 13 de novembro, que o questionário a ser disponibilizado ao funcionalismo fosse apresentado inicialmente a Comissão, para que os representantes pudessem opinar sobre as questões constantes. Infelizmente, o banco divulgou a pesquisa, inclusive com um prazo menor que o atual e, só após a interferência da CNF, é que o BNB prorrogou o prazo e considerou apenas algumas questões levantadas para melhoria da pesquisa.
Para o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e membro da CNFBNB, Waldenir Brito, a pesquisa deve ser respondida pelos funcionários, mesmo que não tenham sido atendidos os pedidos de modificação na sua maioria, feita pela Comissão Nacional. Ele destaca que “ apesar da pesquisa poder ter outras questões, que poderiam facilitar o aprofundamento do entendimento e dos problemas do Convergente, é importante que todo o corpo funcional responda a pesquisa, de forma mais realista possível, apontando todos os problemas que o sistema de avaliação apresenta, para que se possa melhorar a qualidade da avaliação e a avaliação deixar de ser um ponto de estresse e pressão desnecessária onde a qualidade dos serviços executados pelos funcionários seja de fato avaliado, sem interpretações duvidosas e direcionadas, prejudicando em última instancia, a própria qualidade dos serviços do BNB!”
