Caixa: Audiência nesta quarta debate transferência das loterias para subsidiária
A Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública nesta quarta-feira (3/4), a partir das 14h, para discutir a transferência das operações das Loterias para uma empresa subsidiária da Caixa.
As entidades representativas dos bancários são contra a medida, que está em debate no Conselho de Administração da Caixa e só não foi ainda votado, devido a uma ação do representante dos empregados no CA, Antônio Messias Bastos, que pediu mais informações sobre o tema e conseguiu adiar a decisão.
A audiência foi solicitada pelos deputados Erika Kokay (PT/DF) e Tadeu Veneri (PT/PR), que ressaltam que as loterias da Caixa têm sido fundamentais para reduzir as desigualdades sociais no país, por meio do repasse de recursos a políticas sociais.
Cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias é destinado a investimentos em saúde, educação e projeto sociais. As loterias federais são monopólio da Caixa desde 1962. E, de acordo com os deputados no requerimento, é justamente a administração centralizada no banco público que viabiliza o cumprimento de seu papel social.
A transferência para subsidiária facilita a privatização das loterias, a exemplo do que aconteceu com a Caixa Seguridade. Por isso mesmo, as entidades sindicais têm denunciado a manobra e estão trabalhando para evitar esta transferência.
