Caixa fechou mais de 3 mil postos de trabalho em 12 meses
A Caixa registrou o lucro de R$ 9,433 bilhões nos primeiros nove meses de 2024, um crescimento de 21,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar do excelente resultado comercial, o banco reduziu drasticamente o quadro de pessoal, com o fechamento de 3.413 postos de trabalho em 12 meses, encerrando o terceiro trimestre do ano com 83.640 empregados e empregadas. ´
No mesmo período o número de clientes aumentou em 1,2 milhão, o que resulta na sobrecarga de trabalho para os bancários que seguem no banco. Esta falta de pessoal para fazer o serviço é uma das principais causas de adoecimento dos empregados da Caixa.
A Caixa parece também não se importar com os clientes, pois fechou 114 agências, 233 unidades do Correspondente Caixa Aqui e 156 lotéricas no último ano. No período, abriu apenas 23 postos de atendimento e uma agência móvel, o que é insuficiente para atender a demanda crescente de atendimento, principalmente em localidades mais distantes dos grandes centros urbanos.
Está na hora da Caixa deixar de se importar apenas com o lucro e investir em levar atendimento de qualidade para a população que mais precisa dela. Para isso, é fundamental contratar mais e valorizar os empregados, que são os principais responsáveis pelo desempenho do banco.
