COE espera respostas do Santander na reunião desta quinta-feira
Na quinta-feira (22/2), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) volta a se reunir com a direção do Santander para cobrar respostas às reinvindicações sobre o ao processo de reestruturação na rede nacional de agências, batizado de Multicanalidade. As demandas foram apresentadas na última negociação no dia 6 de fevereiro.
No dia 22 de janeiro, o Santander informou que os gerentes Van Gogh e os gerentes de empresa, não frequentarão mais as agências. Os gerentes Empresas passarão a maior parte do tempo visitando seus clientes e os Van Gogh farão visitas e atendimentos pela plataforma digital. Houve também uma mudança na carteira de clientes. A divisão foi feita baseada num diâmetro de cinco quilômetros da residência de cada um. O cliente que optar pelo atendimento presencial será recebido nas agências pelo Gerente de Negócios e Serviços (GNS) ou pelo LÃder da agência.
Na reunião com o banco, a COE cobrou respeito às cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que prevê a negociação com o movimento sindical das ações que gerem grandes impactos na vida dos bancários, como é o caso da Multicanalidade.
A Comissão apresentou diversos pontos de preocupação com as mudanças de alto impacto para os trabalhadores. A primeira é a falta de treinamento para os GNS para atender pessoas fÃsica e jurÃdica, além da sobrecarga que será gerada para esses profissionais. Quanto aos gerentes Van Gogh e Empresas, o movimento sindical questionou as condições de segurança para estes bancários, além de cobrar equipamentos para que possam desempenhar o seu trabalho, como um chip ou celular exclusivo do banco, uma mochila para carregar todo o equipamento necessário e convênio no Uber Corporativo para a realização das visitas aos clientes.
O banco prometeu responder às reivindicações na reunião da próxima quinta-feira.
