Logo

Defesa do emprego é prioridade para os dirigentes do Bradesco

A defesa do emprego é a principal prioridade para os dirigentes do Bradesco da Bahia e Sergipe. O encontro interestadual realizado nesta sexta-feira (26/4), em Salvador, definiu um plano de ação para enfrentar a reestruturação em curso no banco, que tem resultado em fechamento de agências, demissões e precarização das relações de trabalho.

2024 encontro dirigentes do bradesco 27409

O Encontros dos dirigentes sindicais do Bradesco aconteceu em formato híbrido, com parte do público participando por videoconferência e outra reunida na sede da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. O evento foi aberto pela exposição da técnica do Dieese Bahia Nadja Souza, que fez uma análise do balanço do Bradesco em 2023 e o impacto da reestruturação no mercado de trabalho.

Após debater os dados, os dirigentes presentes elaboraram um plano de luta para enfrentar a situação no banco. Entre os principais pontos estão a realização de um dia de mobilização Bahia e Sergipe contra a reestruturação no Bradesco; trazer os trabalhadores da base para a luta por direitos; tentar responsabilizar o banco pelo alto índice de doenças ocupacionais, denunciando à sociedade, ao Ministério Público e à Justiça do Trabalho; além de aproveitar o ano eleitoral para trazer candidatos a vereador e prefeito para luta contra o fechamento de agências, principalmente, no interior do estado.

Os dirigentes planejam também a elaboração de um jornal específico do Bradesco para distribuição em todas as bases da Bahia e Sergipe; a realização de um seminário para discutir os problemas com a categoria, que terá o nome de Eduardo Navarro; a criação de uma Comissão de TI para analisar e entender o processo de digitalização; além da ampliação da luta pela manutenção do plano de saúde para os aposentados, uma pauta muito importante para a categoria.

Na avaliação dos coordenadores da COE Bradesco Ronaldo Ornelas e José Venas, o encontro foi de extrema importância para discutir um plano para enfrentar o processo de reestruturação produtiva em uma empresa que é uma das mais poderosas do país. Essa reestruturação provoca a redução dos postos de trabalho e precarização das condições de trabalho dos bancários. Então é importantíssimo que os sindicatos tenham um plano de enfrentamento da situação.

O presidente da Feebbase, Hermelino Neto, também comemorou o sucesso do encontro. “Foi uma grande oportunidade de discutir os problemas do Bradesco, trazendo as demandadas e problemas enfrentados por todos os sindicatos da nossa base. Com certeza, sairemos mais fortes deste evento, preparados para enfrentar todos os problemas que hoje atingem os bancos, como fechamento de agências, demissões e adoecimento. São temas que nós iremos levar para a nossa Conferência a Bahia e Sergipe, depois para os encontros dos bancos em São Paulo e também para a Conferência Nacional”, concluiu.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.