Logo

Doenças psicossociais incluídas no gerenciamento de riscos no trabalho

O Brasil deu mais um passo importante para enfrentar o adoecimento no ambiente de trabalho. No dia 30 de julho, a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), formada por representantes do governo, empregadores e trabalhadores, decidiu incluir os riscos psicossociais na Norma Regulamentadora (NR-01), que trata do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Esta é considerada a "norma mãe" das regulamentações laborais, fundamental para a proteção dos trabalhadores no Brasil.

A nova redação da NR-01 é avanço para a promoção de ambientes de trabalhos seguros e sadios. Os riscos psicossociais, que incluem fatores como assédio moral e sexual, são causas significativas de adoecimento entre os trabalhadores, gerando grandes prejuízos sociais e econômicos, especialmente no contexto pós-pandemia. Essa atualização da Norma é um passo importante para lidar com essa realidade.

A alteração obrigará as empresas a implementarem medidas para gerenciar esses riscos, garantindo que os colaboradores não adoeçam mentalmente devido à sobrecarga ou a ambientes tóxicos. As empresas deverão realizar avaliações contínuas dos riscos e estabelecer estratégias para prevenir situações de assédio e violência no trabalho.

A entrada em vigor da nova NR-01 está prevista para ocorrer nove meses após sua publicação, permitindo tempo suficiente para que as empresas se adaptem às novas exigências.

Este é mais um forte argumento que os representantes dos bancários usarão para convencerem os bancos a mudarem os modelos de gestão, que tanto adoecem os trabalhadores do setor.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.