Logo

Esta terça é Dia de Combate à Intolerância Religiosa

Nesta terça-feira, 21 de janeiro, celebra-se o dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. A data foi instituída pela Lei 11.635 de 2007, em homenagem à Mãe Gilda, yalorixá do candomblé que sofreu um ataque cardíaco e morreu no dia 21 de janeiro de 2000, após sua foto ser capa da matéria sobre “macumbeiros charlatões”, do jornal Folha Universal, da Igreja Universal do Reino de Deus.

dia contra a intolerancia religiosa cfced

Apesar dos avanços na sociedade desde a morte de Mãe Gilda, há 25 anos, os adeptos das religiões de matriz africana ainda sofrem com o preconceito no Brasil.

Em 2024, a Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu 2.472 denúncias e constatou 3.853 violações à liberdade de religião ou crença, quase o dobro do ano anterior, em que o serviço registrou 2.124 casos.

Na Bahia, os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos apontam que houve 281 violações relacionadas à intolerância religiosa no ano passado.

Os dados revelam a necessidade de mais investimentos em políticas de proteção às religiões africanas e de mais campanhas de combate ao preconceito.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.