Feebbase participa do 3º Encontro Nacional da Rede CTB
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou o 3º Encontro Nacional da Rede CTB, na quinta e sexta-feira (15 e 16/5), em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu dirigentes, comunicadores e militantes de todo o país para debater o papel estratégico da comunicação na luta da classe trabalhadora e no fortalecimento da Central.

Conjuntura nacional e internacional, conjuntura da comunicação e desafios da CTB; algoritmos e fake news, Inteligência Artificial e avanços na comunicação; reflexão sobre os desafios atuais da comunicação no Brasil e as soluções que podem ser implementadas pelo movimento sindical foram alguns dos temas discutidos no evento.
Ao final, o 3º Encontro Nacional da Rede CTB aprovou três importantes resoluções políticas: A Carta de Belo Horizonte, que consolida os compromissos da Rede de Comunicação da CTB; uma nota de apoio à CONTAG, entidade histórica da luta no campo; e uma moção de apoio à luta dos servidores públicos federais.
Foram aprovados também alguns encaminhamentos centrais para fortalecer a atuação da comunicação nos estados: mobilização estadual pelo Plebiscito Popular, com da defesa do fim da jornada 6×1 e isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil; além da criação de coletivos estaduais de comunicação, em parceria com a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo e o Fórum das Centrais.
O secretário geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, participou do Encontro, levando contribuições para os debates. Ele ressaltou a importância do estreitamento da relação da CTB com as entidades, além da necessidade também das entidades dialogar com seus dirigentes e com a sociedade. “A criação de uma rede envolve um esforço muito grande. As entidades costumam produzir muita coisa sobre as manifestações, greves, visitas, seminários e os encontros que as categorias realizam. Entretanto, é necessário que a gente possa produzir matérias, com determinados conteúdos, que possam dialogar ao mesmo tempo com todas as categorias e que isso possam repercutir de forma efetiva. Eu tenho certeza que depois desse evento, nós iremos construir de forma efetiva uma rede de comunicação muito mais dinâmica e com a velocidade que o momento exige na comunicação com a sociedade”, disse.
