Guia de prevenção ao suicídio da OMS é lançado em português
As instituições brasileiras ganharam mais uma ferramenta para trabalhar a prevenção ao suicídio. O Ministério da Saúde lançou, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a primeira versão em português do manual Viver a Vida - Guia de Implementação para a Prevenção do Suicídio nos Países, de autoria da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A publicação tem o objetivo de orientar países na concretização de medidas coletivas de prevenção ao suicídio, para que os governos destas localidades possam desenvolver estratégias nacionais com este foco. Para o OMS, os governos e comunidades têm papéis cruciais na prevenção do problema e recomenda como uma das principais medidas de prevenção, a implementação de políticas de saúde mental e de redução do álcool.
Guia
Para estimular o compartilhamento de boas práticas, o guia apresenta iniciativas do poder público que foram implementadas por diversos países em diferentes contextos que apresentaram eficácia na redução das taxas de suicídio.
O documento detalha, também, quatro intervenções consideradas essenciais para prevenir o suicídio: restringir o acesso aos meios de suicídio; interagir com a mídia para a divulgação responsável do suicídio; desenvolver habilidades socioemocionais para a vida dos adolescentes; agir para identificar precocemente, avaliar, orientar e acompanhar qualquer pessoa com comportamentos suicidas.
