Nota de repúdio contra a censura do Banestes à campanha salarial dos empregados
A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe manifesta seu veemente repúdio à direção do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), que recorreu à Justiça para censurar um vídeo da campanha salarial dos seus empregados, realizado pelo Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, no cumprimento de suas atribuições como representante dos trabalhadores.
O Banestes obteve na sexta-feira (23/8) uma medida liminar da 5ª Vara Cível de Vitória, que determinou que os veículos de TV, rádio e sites de notícias retirassem do ar um vídeo produzido pelo Sindicato exclusivamente para a campanha salarial dos banestianos. No vídeo censurado a pedido do Banestes, uma atriz dramatiza um caso real de adoecimento mental de uma funcionária do Banestes vítima de assédio. O vídeo de um minuto de duração tem a participação de outra atriz que apresenta dados da pesquisa sobre adoecimento mental realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com bancários da base capixaba.
A censura ao vídeo é um ataque ao legítimo direito do Sindicato de desenvolver ações relacionadas à campanha salarial dos bancários para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O artigo 220º da Constituição Federal (CF) de 1988 estabelece que a liberdade de manifestação do pensamento, de criação, de expressão e de informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerá qualquer restrição, observado o que nela estiver disposto.
Diante deste desrespeito, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe se solidariza com o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo e com os empregados do Banestes. Ao mesmo tempo, reitera seu repúdio à direção do banco por esta clara tentativa de cercear os direitos do Sindicato e dos trabalhadores por ele representado.
Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe
