Novembro Negro: mobilização intensifica luta antirracista pelo Brasil
O mês de Novembro Negro tem sido um período crucial de resistência, memória e combate ao racismo no Brasil, impulsionando uma série de mobilizações por todo o país. Com o objetivo de fortalecer a luta pela igualdade racial e a reparação histórica, o movimento sindical se organizou ativamente para uma agenda repleta de atividades.
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), por exemplo, convocou seus sindicatos filiados e dirigentes para uma participação massiva. Conforme destacado por Jeronimo Silva Junior, secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da CTB, a união é fundamental neste momento.
Dentre as ações que já ocorreram como parte desta mobilização, destacam-se:
19 de novembro: Debate no Sindicato da Construção Civil e um Seminário Nacional que abordou os 300 anos de Zumbi e a luta por políticas públicas.
20 de novembro (Dia da Consciência Negra): A tradicional lavagem da estátua de Zumbi e a Caminhada Zumbi-Dandara, que marcou um momento de forte simbolismo e resistência.
E amanhã, 25 de novembro, a luta segue com a aguardada Marcha das Mulheres Negras em Brasília. Esta mobilização nacional promete reunir mulheres de diversas partes do país em defesa de seus direitos, contra o racismo e por justiça social, sendo um dos pontos altos da agenda do Novembro Negro.
Fonte: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (https://www.ctb.org.br/)
