Logo

Santander: pressão garante melhorias para gerentes PJ

Mais uma prova da importância da atuação do movimento sindical para garantir os direitos dos bancários. No Santander, a ação da Comissão de Organização dos Empregados (COE) conseguiu melhorias nas condições de trabalho dos gerentes PJ, diante de vários problemas enfrentados pelos funcionários do segmento Empresas 1.

Os gerentes PJ eram obrigados a realizar seis visitas a clientes por dia, além de executar funções administrativas como receber, enviar e ler e-mails; enviar propostas; responder clientes e tirar cópias de documentos. Após a intervenção da COE, o banco se comprometeu a reduzir as visitas para quatro por dia.

Segundo denúncias aos sindicatos, havia pressão dos gerentes-gerais para que os gerentes PJ não ficassem nas agências, sendo que eles sequer tinham mesas nas unidades. Depois da cobrança da COE, a direção do Santander garantiu que não haverá mais pressão para que os gerentes PJ se retirem das agências.

Outra reclamação dos gerentes era sobre a dificuldade para marcar o ponto. Antes de iniciar a jornada, eles tinham que se dirigir a uma agência próxima do local onde iam trabalhar, para marcar o ponto. No final do dia, precisavam retornar a uma agência para finalizar a jornada. Essa dinâmica atrapalhava os bancários devido ao tempo perdido no deslocamento.

Após intervenção da COE, os Gerentes PJ poderão marcar o ponto no local onde estiverem no início da jornada, ao sair de casa para a primeira visita, ou ao chegar na agência pela manhã; realizar o trabalho na rua e, ao final do expediente, marcar o ponto de onde estiverem. Outra melhoria importante.

Estas questões só foram resolvidas, porque os trabalhadores procuraram os sindicatos para denunciar os problemas que estavam enfrentando no dia a dia. O trabalho conjunto entre bancários e movimento sindical é essencial para a garantia de direitos da categoria.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.