Santander/Real: bancários realizam ato em defesa do emprego
Os bancários do Grupo Santander Brasil realizaram na manhã desta sexta-feira, 31 de outubro, ato em defesa do emprego. Os protestos ocorreram no Centro Administrativo Santander e na matriz do Real, em Santo Amaro e na Avenida Paulista, respectivamente.
Com o mote "Chega de Botinada", a atividade teve como objetivo dar um recado ao presidente mundial do Grupo Santander, Emílio Botín: os trabalhadores querem que o "plano estratégico", a ser anunciado em reuniões com executivos do país, preveja a manutenção do emprego dos 54 mil funcionários do grupo no Brasil.
Além das reuniões que tratarão do processo de fusão entre os bancos, Botín também acompanhará a última prova da temporada de Formula 1, no autódromo de Interlagos.
"O Brasil foi responsável por 11% do lucro mundial do grupo, que se tornou comprador de bancos e carteiras em meio à crise financeira global. Não faria o menor sentido, usar a desculpa da crise e da fusão para demitir. Pelo contrário, o banco tem que dar a sua contribuição social para esse país que tem sido tão generoso, apresentando medidas que garantam empregos, direitos e melhores condições de atendimento à população", comenta Gutemberg Oliveira, diretor da FETEC/CUT-SP.
Aditivo - Nesta sexta-feira também ocorreu a primeira rodada de negociações com o Santander para discutir a renovação do acordo aditivo específico à Convenção Coletiva de Trabalho que aborda: pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR); renovação automática do atual aditivo com melhoria da bolsa educação e no horário amamentação para as bancárias com filho recém nascido; inclusão do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) proporcional ao período trabalhado para quem se aposentar em 2008; e isonomia salarial para corrigir as distorções salariais para mesmas funções e garantia de emprego.
Uma nova rodada de negociação ficou agendada para a próxima quarta-feira, 05 de novembro. Local e horário ainda estão sendo definidos.
Michele Amorim, com informações do Seeb/SP.
