Trabalhadores do BNDES aprovam Acordo de PLR 2026
Os trabalhadores e as trabalhadoras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovaram, por ampla maioria, a proposta de Acordo Coletivo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2026, que será paga nos primeiros meses de 2027. A aprovação ocorreu em assembleia realizada na quarta-feira (15) e também confirmou a contribuição negocial, fundamental para fortalecer a atuação das entidades representativas na defesa dos direitos da categoria.

Participaram da votação 592 empregados. A proposta da PLR recebeu 563 votos favoráveis (95,10%), enquanto 26 trabalhadores votaram contra (4,39%) e três se abstiveram (0,51%).
A negociação manteve o teto de 4,5 salários para a PLR, conquista obtida na rodada anterior de negociações. Para o movimento sindical, entretanto, o modelo ainda precisa evoluir para oferecer mais previsibilidade e equilíbrio entre o desempenho institucional e a remuneração dos trabalhadores.
Além da aprovação da PLR, a assembleia também aprovou a contribuição negocial, instrumento que fortalece a organização sindical e garante condições para a continuidade da luta por mais direitos e novas conquistas para os trabalhadores.
Com a conclusão da negociação da PLR, o movimento sindical inicia agora as tratativas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do BNDES. As negociações ocorrerão em sintonia com a Campanha Nacional dos Bancários 2026, acompanhando o calendário das mesas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e das negociações específicas dos bancos públicos e privados.
