Bahia cria 80 mil empregos nos nove primeiros meses de 2011
A Bahia gerou 80.036 postos de trabalho nos primeiros nove meses de
2011. O crescimento de 5,06% na geração de emprego representa o melhor
desempenho absoluto da Região Nordeste. Nos últimos 12 meses, a oferta
de novas vagas no estado expandiu 5,46%, com a criação de 86.039 postos
de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e
Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta
terça-feira (18/10).
De acordo com os dados, em setembro
deste ano foram criados 3.025 empregos celetistas, equivalente à
elevação de 0,18% em relação ao estoque de trabalhadores com carteira
assinada do mês anterior. Tal resultado decorreu principalmente da
expansão nos setores de serviços, do comércio e da indústria de
transformação, com saldos que superaram a queda da agropecuária, devido
principalmente às atividades ligadas ao cultivo de café, que suprimiram
1.071 postos.O saldo de setembro foi inferior ao verificado em igual período de 2010 (10.287 vagas) e no mês de agosto deste ano (7.143 vagas). No Brasil, foram gerados, em setembro, 209.078 postos, sendo que no acumulado deste ano a economia nacional totalizou 2.079.188 empregos. A região Nordeste registrou, no mês, 89.424 oportunidades. Com esse resultado, acumulou 288.376 empregos, no período de janeiro a setembro.
Municípios
A maior parte das vagas celetistas foi criada nos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), com novos 1.714 empregos, correspondendo a 56,7% do total de postos na Bahia, enquanto os municípios situados fora da região metropolitana foram responsáveis pela criação de 1.311 vagas (43,3%). No acumulado de janeiro a setembro, a participação do interior é de 47.116 postos, representando 58,9% de todas as vagas abertas no estado, ao passo que a RMS criou 32.920 empregos com carteira assinada, o equivalente a 41,1% das vagas celetistas.
Em setembro de 2011, Salvador, Feira de Santana e Camaçari destacaram-se com os melhores desempenhos na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Salvador gerou 1.320 empregos, Feira de Santana registrou 1.023 vagas e Camaçari apurou 487 novas contratações formais.
Fonte: Ascom da Setre e Secom Bahia.
