Logo

Bancários do BNB em Feira de Santana paralisam nesta quarta

Reunidos em assembléia nesta terça (8), os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil de Feira de Santana decidiram pela paralisação das atividades na quarta-feira (9) e farão nova assembléia no final do dia. Preocupados com o posicionamento da maioria das bases sindicais, publicaram uma nota conclamando os trabalhadores a se rebelarem contra a postura do banco. Veja abaixo:



Às Entidades Sindicais Bancárias


Respaldados nos princípios de cidadania e na vontade precípua de exercê-la, nós, funcionários do Banco do Nordeste da base sindical de Feira de Santana-Bahia, reportamo-nos aos sindicatos para expressar nossa indignação ao posicionamento da maioria das entidades representativas dos funcionários com relação à postura da Empresa.


Trabalhamos na maior instituição da América Latina voltada para o desenvolvimento regional e, por outro lado, observamos que as direções do Banco ao longo dos governos, inclusive no atual, não tratam as questões relacionadas ao funcionalismo com a atenção devida. A postura de esperar o que acontece com as negociações com todos os bancos para, depois, oferecer a menor proposta possível, segue trajetória inversa daquela que outras instituições públicas têm adotado nas campanhas salariais, como o BB, a CEF, e, sobretudo, o BASA. A falta de posicionamento proativo nas questões específicas, alegando fatores não mais convincentes, revela descaso com o nosso quadro funcional.


De outro lado, é importante refletir sobre a relação confusa que parte expressiva das direções sindicais estabeleceu com o Governo, principalmente quando a instituição é pública. É inadmissível concebermos representações sindicais incapazes de mobilizar sua base, incapazes de discernir entre sua atuação na luta dos trabalhadores e suas concepções sobre política partidária. Ressaltamos que o papel do movimento sindical é a representação dos trabalhadores, e, assim, os dirigentes devem proceder com responsabilidade e autonomia, conduzindo os sindicatos de maneira democrática. Assim, entendemos ser necessário resgatar, sem parcimônia, a hombridade do "fazer sindical" tão vivo e expressivo na história do nosso País.


Desta forma, conclamamos as Entidades Sindicais a reagirem com altivez ante a qualquer impostura do Banco, com a certeza de que somente com a profusão de idéias e a mobilização conseguiremos impor avanços na mesa de negociação. Entendemos como imperativa a necessidade de engajamento de todas as bases sindicais na luta pela defesa dos direitos dos Funcionários do Banco do Nordeste.


Funcionários do Banco do Nordeste, em Feira de Santana


Sindicato dos Bancários de Feira de Santana - BA

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.