Logo

Bancos foram os que mais lucraram no semestre

O setor bancário foi o que o mais lucrou entre as empresas brasileiras de capital aberto (com ações na Bolsa) no primeiro semestre de 2008. Setores altamente lucrativos como as áreas de petróleo, gás e mineração, foram deixados para trás pelo sistema financeiro.

Os 25 bancos analisados somaram lucro líquido de R$ 16,579 bilhões, crescimento de 13,1% em relação aos R$ 14,656 bilhões de 2007. Sozinho, o número representa 23,9% dos ganhos totais de todas as empresas de capital aberto no semestre passado.

Os outros - A pesquisa foi feita pela consultoria Economatica que aponta em segundo lugar o setor de petróleo e gás, com seis empresas - a principal delas é a Petrobrás - e lucro de R$ 15,809 bilhões no primeiro semestre, valor 41,3% maior que o mesmo período de 2007, quando o setor registrou ganhos líquidos de R$ 11,19 bilhões. O lucro do setor representa 22,8% do lucro total das empresas.

Em seguida vem o setor de energia elétrica, com 37 empresas, tomando a posição da indústria de mineração que no ano passado estava na terceira posição. O setor energético acumula lucro de R$ 8,765 bilhões até junho 2008, contra R$ 7,828 bilhões em igual intervalo de 2007.
Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.