Bancos não podem deixar de atender presencialmente
O Banco Central determinou que os bancos não podem deixar de atender os clientes presencialmente, mesmo que atuem em outros canais de atendimento. A resolução de n° 4.746, foi publicada nesta segunda-feira (02/09) no Diário Oficial da União.
Essa medida foi definida na quinta-feira (29/08), na reunião do Conselho Monetário Nacional.
Entretanto, a resolução não se aplica aos serviços de arrecadação ou de cobrança, quando não houver contrato firmado ou convênio para a sua prestação entre a instituição bancária e o ente beneficiário em convergência.
Também não se aplica o contrato ou convênio não contemplados em guichê de caixas das dependências da instituição.
A nova regulamentação também exclui o recebimento de boletos de pagamento emitidos fora do padrão, das especificações ou dos requisitos vigentes para a conclusão da transferência.
Recebimento de documentos mediante pagamento por meio de cheque também não estão inclusos.
Às instituições que não possuem dependência, como os bancos digitais, também não se aplicam essa nova regra.
Por: Carolina Portela
