Logo

Bancos registram aumento de golpes financeiros durante a pandemia

Devido a pandemia, as tentativas de golpes financeiros aumentaram. De acordo com a Federação Brasileiras dos Bancos (Febraban), por conta do isolamento social, os criminosos se aproveitam do aumento das transações online para aplicar os golpes.

Já foram registrados diversos tipos de golpe, os que se iniciam por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos, chamados ataques de phishing, tiveram um aumento de 80%.

Já o golpe do falso motoboy, no qual os criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco e informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares, aumentou 65% na pandemia.

Os golpes do falso funcionário e falsa centrais telefônica, em que os criminosos se passam por um falso funcionário do banco para recolher dados pessoais das vítimas, cresceram 70%.

A Febraban ressaltou que no Brasil ainda há a ausência de uma lei que tipifique os crimes cometidos pelos meios digitais e que a certeza da impunidade gera um incentivo e um impulso ainda maior para que o crime aconteça.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.