BC não controla falhas em pagamentos
Um dos grandes transtornos para os clientes são erros no pagamento de boletos e contas em geral. O Banco Central (BC), responsável por fiscalizar o funcionamento dos sistemas bancários, afirma não ter controle sobre essas falhas. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), também informou não administrar esses casos.
Há várias justificativas para que os boletos pagos não sejam compensados, desde erro do caixa na hora de digitar o código de barras, má-fé de profissionais envolvidos na operação até falhas do próprio sistema.
De acordo com o BC, em 2018, 13,3 bilhões de boletos foram pagos no país, desse total, 2,7 bilhões foram pagos em correspondente bancários. O presidente da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), Jodismar Amaro, afirmou que essas falhas correspondem a menos 0,01%, ou seja, 270 mil boletos.
A única certeza no meio disso tudo é a dor de cabeça do consumidor. A recomendação é que o cliente sempre tenha consigo o comprovante de seus pagamentos, ou buscar formas alternativas de provar que pagou suas contas.
Por: Carolina Portela
