Bradesco é campeão de contingenciamento em Ilhéus
Gestores do Bradesco intimidam trabalhadores com ameaças constantes de punições caso o bancário participe da greve.
As denúncias de contingenciamento feito pelos bancos a fim de enfraquecer a mobilização legítima dos trabalhadores vêm chegando constantemente ao Sindicato. Vale lembrar que a prática não é nova e fere a Constituição Federal.
O contingenciamento consiste em determinar que os trabalhadores entrem para trabalhar de madrugada ou mesmo que não voltem para casa e durmam no escritório, para evitar o risco de que adiram à mobilização e faltem ao trabalho no dia seguinte. A Lei de Greve (nº 7.783/1989), em seu artigo 6º, inciso II, parágrafo 2º, diz literalmente que "é vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento".
O Bradesco em Ilhéus apesar de entrar com liminar de interdito deferida pela Justiça do Trabalho, está pressionando e obrigando os funcionários a trabalharem com ameaças constantes de demissão caso o bancário participe da greve, fiscalizando a todos que tão somente pare para dialogar com seus colegas que aderiram ao movimento grevista. Como se não bastasse, a diretoria regional do Bradesco pressiona os gerentes e estes fazem uma verdadeira lavagem cerebral aos empregados com ameaças constantes.
O assédio velado aos funcionários é algo digno de repúdio, já que os bancários estão sendo obrigados a entrar para trabalhar debaixo de uma pressão que tem como principal instrumento uma ação jurídica.
É vergonhosa para a democracia, para a Justiça trabalhista e mais uma vez a impunidade faz gerar conseqüências desastrosas com a falta de respeito às entidades sindicais que representam a categoria dos bancários na defesa dos seus direitos constitucionais.
Diante desse quadro autoritário do Bradesco em Ilhéus informamos que apesar dos esforços do Sindicato e argumentos dos companheiros que exerce o seu direito de greve em todas as agências e postos bancários da cidade, o Bradesco vem praticando o terror e as arbritariedades, contra seus empregados com a finalidade de enfraquecer o movimento grevista e constranger e humilhar diante dos demais companheiros de todas as agências bancárias de Ilhéus e Região.
As denúncias de contingenciamento feito pelos bancos a fim de enfraquecer a mobilização legítima dos trabalhadores vêm chegando constantemente ao Sindicato. Vale lembrar que a prática não é nova e fere a Constituição Federal.
O contingenciamento consiste em determinar que os trabalhadores entrem para trabalhar de madrugada ou mesmo que não voltem para casa e durmam no escritório, para evitar o risco de que adiram à mobilização e faltem ao trabalho no dia seguinte. A Lei de Greve (nº 7.783/1989), em seu artigo 6º, inciso II, parágrafo 2º, diz literalmente que "é vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento".
O Bradesco em Ilhéus apesar de entrar com liminar de interdito deferida pela Justiça do Trabalho, está pressionando e obrigando os funcionários a trabalharem com ameaças constantes de demissão caso o bancário participe da greve, fiscalizando a todos que tão somente pare para dialogar com seus colegas que aderiram ao movimento grevista. Como se não bastasse, a diretoria regional do Bradesco pressiona os gerentes e estes fazem uma verdadeira lavagem cerebral aos empregados com ameaças constantes.
O assédio velado aos funcionários é algo digno de repúdio, já que os bancários estão sendo obrigados a entrar para trabalhar debaixo de uma pressão que tem como principal instrumento uma ação jurídica.
É vergonhosa para a democracia, para a Justiça trabalhista e mais uma vez a impunidade faz gerar conseqüências desastrosas com a falta de respeito às entidades sindicais que representam a categoria dos bancários na defesa dos seus direitos constitucionais.
Diante desse quadro autoritário do Bradesco em Ilhéus informamos que apesar dos esforços do Sindicato e argumentos dos companheiros que exerce o seu direito de greve em todas as agências e postos bancários da cidade, o Bradesco vem praticando o terror e as arbritariedades, contra seus empregados com a finalidade de enfraquecer o movimento grevista e constranger e humilhar diante dos demais companheiros de todas as agências bancárias de Ilhéus e Região.
