Cassi: Plebiscito Nacional acontece de 20 a 27 deste mês
Depois de muita negociação e cobranças, a direção do Banco do Brasil aceitou as reivindicações dos bancários e fez alterações para que o novo estatuto possa ser votado pelos associados da Caixa de Assistência (Cassi), da ativa e aposentados. O plebiscito nacional está marcado para o período de 20 a 27 de julho.
Pela nova proposta, o BB pagaria os valores devidos aos dependentes indiretos e aos novos funcionários seriam retroativos em quatro meses contados da aprovação do estatuto, ou seja, se o acordo fosse aprovado em agosto, os valores valeriam desde maio passado.
"Não concordamos com a proposta do banco e dissemos que os valores teriam que valer pelo menos para o ano de 2007 inteiro. Solicitamos, então, que os valores fossem retroativos a 1º de janeiro passado", conta o diretor de Bancos Federais da FETEC-SP e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Marcel Barros.
Outro ponto alterado é a co-participação. Pela proposta do BB, seriam excluídos da obrigação, além daqueles previstos anteriormente (transfusão de sangue, diálise, hemodiálise, quimioterapia e radioterapia), os eventos registrados no capítulo 81 da Tabela Geral de Auxílio (TGA), que fala sobre as pessoas com deficiência. "Insistimos que, além deles, é necessário ampliar a isenção da co-participação para pessoas com doenças do trabalho causadas pelo banco e também a exclusão de toda e qualquer cobrança para cirurgias e tratamentos feitos em ambulatório", diz Marcel.
O dirigente ressalta ainda que a Comissão conseguiu melhorar pontos importantes. "Acreditamos que o acordo atende grande parte das reivindicações dos bancários e resolve o problema financeiro da Cassi. Por isso, orientamos aos bancários que votem pela aprovação", destaca Marcel.
Os funcionários da ativa votam pelo Sisbb e os aposentados, pelo telefone 0800-7290808.
Fonte: Contraf-CUT