Começam a valer novas regras do cheque-especial
Começam a valer as novas regras do cheque especial a partir desta segunda-feira (06/01). O limite do juro cheque-especial não poderá passar de 8% ao mês, além disso, começam as cobranças pelos bancos por disponibilizar esse crédito para novos contratos, os demais serão cobrados a partir de 1º de junho.
Quem tem até R$ 500 de limite no cheque especial não poderá ser cobrado. Quem tiver mais pagará até 0,25% sobre o valor que exceder esses R$ 500. A tarifa poderá ser cobrada até mesmo se o cliente não utilizar o limite do cheque especial.
É importante avisar que aqueles que querem ficar longe da extorsão dos bancos, devem entrar em contato com as instituições para checar se há isenção ou pedir redução do valor do crédito disponível. O Procon orienta que essa solicitação seja feita por escrito e com registro de protocolo.
Com a redução dos juros para 8% ao mês (151% ao ano) os juros cairão pela metade, mas esse crédito inda continuará sendo um dos mais caros do mercado e, por isso, deve ser usado apenas para emergências, alertam especialistas.
