Logo

Copom considera possibilidade de desacelerar ritmo de redução dos juros nas próximas reuniões

Edla Lula

Repórter da Agência Brasil


Brasília - O Comitê de Política Monetária (Copom) deverá desacelerar o ritmo de redução da taxa básica de juros, a Selic, em suas próximas reuniões. É o que indica a ata da última reunião do comitê, divulgada nesta manhã pelo Banco Central.



"Os membros do Copom entendem que a preservação das importantes conquistas obtidas no combate à inflação e na manutenção do crescimento econômico, com geração de empregos e aumento da renda real, demandará que, a partir de um determinado ponto, a flexibilização da política monetária passe a ser conduzida com maior parcimônia", diz o documento.



Na última reunião, realizada nos dias 17 e 18, os membros do Copom reduziram a Selic de 12% para 11,5% ao ano. O resultado da votação foi apertado, com 4 membros votando a favor da redução em 0,5 ponto percentual, e três a favor de 0,25.



O documento relata que os três votos por uma redução menor se explicaram pelo argumento de que o corte menor "contribuiria para estender no tempo o processo de flexibilização". Esses membros entenderam que o processo de flexibilização dos juros implementado desde setembro de 2005 já injetou estímulo à economia.



Eles também ponderaram que há, agora, "incertezas" quanto ao impacto desses estímulos na inflação, e que já há um "quadro de sólida expansão da demanda doméstica por bens e serviços transacionáveis e não transacionáveis, e do fortalecimento da atividade econômica", o que justificaria a redução em 0,25 ponto percentual.

     

A maioria, que votou pelo corte de 0,5 ponto percentual, argumentou, de acordo com a ata, que o cenário externo, que tem permitido o crescimento econômico com estabilidade de preços, contribui para a manutenção do controle da inflação, o que abriria espaço para uma redução maior.



"Tal contribuição estaria ampliando o escopo para que as taxas de crescimento da demanda agregada e da oferta doméstica voltem a se equilibrar em um prazo relevante para as decisões de política monetária, sem comprometer a convergência para a trajetória das metas de inflação", afirma a ata.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.