Logo

Crescem as reclamações de fraudes com o crédito consignado

As fraudes com empréstimos consignados vem crescendo assustadoramente no Brasil. De acordo com dados do portal consumidor.gov.br, entre janeiro de setembro de 2020, foram registrados 42.508 queixas de problemas com crédito consignado e de cartão de crédito consignado para beneficiários e aposentados do INSS. No mesmo período deste ano, as reclamações passaram para 81.356, um aumento de 91%.

No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as reclamações relativas a crédito consignado, para o público em geral, tiveram aumento de 172%. Passando de de 16.683 entre janiero e setembro de 2020, para 45.402 no mesmo período de 2021. 

Muitas das fraudes são realizadas a partir do vazamento de dados dos clientes, mas nem bancos, nem o INSS ou a Dataprev assumem responsabilidade na questão. 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um dos fatores que contribuiu para o número de fraudes envolvendo o consignado foi o fato de, em outubro do ano passado, o governo ter editado uma medida provisória que ampliou de 35% para 40% a margem dessa modalidade como medida de incentivo à economia durante pandemia de covid-19. Em março deste ano, depois de aprovada pelo Congresso, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei, que terá validade até 31 de dezembro.

A população deve ficar atenta para este tipo de golpe, denunciando os empréstimo e cobrando a devida restituição dos valores descontados indevidamente pelos bancos. 

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.