Logo

Debate sobre abuso das tarifas bancárias na Câmara dos Deputados

(São Paulo) A Contraf-CUT participou nesta terça-feira, dia 25, de uma audiência com a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal para debater as tarifas. Os bancários entregaram um documento que demonstram que a cobrança de tarifas e taxas por parte dos bancos é aleatória, independente da comprovação ou relação com os custos efetivos de cada operação cobrada.

Recentemente foi criado no âmbito da Comissão um Grupo de Trabalho para discutir os problemas das tarifas, com a participação do Ministério da Fazenda, do Banco Central e do ministério Público Federal. O GT está discutindo atualmente a padronização e redução do número de tarifas das atuais setenta para, no máximo, vinte.

O documento da Contraf-CUT também fala da quebra de contrato, entre os bancos e clientes, quando terceirizam os serviços, colocando em risco o sigilo bancário. Como o GT está debatendo exclusivamente as tarifas bancárias, a Contraf sugeriu que os demais temas de interesse público também entrem na pauta, como a regulamentação do sistema financeiro, juros/spread e atendimento bancário. Foi aprovada a data indicativa para uma audiência pública em 28 de novembro.

Fonte: Contraf-CUT
Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.