Logo

Denúncias trabalhistas crescem 98% na Bahia

De acordo com o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), o número de denúncias trabalhistas recebidas cresceu 98% após o início das medidas de restrição à covid-19. Os dados se referem à comparação dos 30 dias após o início da pandemia com a média dos dois primeiros meses do ano.

O número de denúncias recebidos no portal do MPT-BA chegou a 564, entre 15 e março e 14 de abril. Além disso, também houve aumento de 165% número de inquéritos recebidos, subindo de 63 para 167, já o número de recomendações enviadas saltou de três para 1.848, aumentando mais de 600 vezes.

O MPT-BA informou que este é um dos reflexos da pandemia. Nas denúncias também foram registradas situações como trabalho escravo, descumprimento de cotas e outras irregularidades trabalhistas não relacionadas aos efeitos do Covid-19.

O órgão ainda destacou que está sendo priorizado a negociação e o diálogo, evitando a judicialização das demandas. No período, foram ajuizadas três ações, em casos extremos de desrespeito a recomendações emitidas, enquanto 15 mediações foram realizadas, resultando na solução de impasses coletivos.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.