Logo

Desemprego fica em 13,7% na primeira semana de setembro

Na primeira semana de setembro, a taxa de desemprego no país ficou em 13,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O percentual representou uma queda em comparação a quarta semana de agosto, quando a taxa de desempregou ficou em 14,3%. Estima-se que, ao total, a população desempregada na primeira semana de setembro fosse equivalente a 13 milhões de pessoas, 700 mil que o registrado na semana anterior.

Contudo, o avanço no total de trabalhadores ocupados foi pequeno. Na primeira semana de setembro havia 76,8 milhões de pessoas ocupadas, ante um contingente de 76,1 milhões de trabalhadores registrados na semana anterior.

Boa parte dos trabalhadores que deixaram de buscar uma vaga foi para a inatividade, o que explica a redução no número de desempregado, já que não podem ser considerados desempregados quem não está à procura de um emprego.

Estes, que não estavam trabalhando, nem procurando emprego, somou 75,0 milhões na primeira semana de setembro, cerca de 600 mil a mais que os 74,4 milhões registrados na última semana de agosto.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.