Dieese calcula impacto da redução de jornada para 40 horas semanais
Medida é uma das principais reivindicações da 4ª Marcha da Classe Trabalhadora, que acontece nesta quarta-feira, dia 5, em Brasília
Nesta quarta-feira, 05/12, as centrais sindicais e demais representações dos trabalhadores vão realizar, nas ruas de Brasília, a 4ª Marcha da Classe Trabalhadora. A mobilização terá início às 7h com concentração das delegações no estacionamento do estádio Mané Garrincha. Às 10h, começa a marcha rumo à Esplanada dos Ministérios e ao Congresso Nacional. Durante todo o trajeto haverá atos políticos.
Uma das principais reivindicações da Marcha, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, aponta para a necessidade de criação de mais empregos de qualidade para os trabalhadores e trabalhadoras.
Impacto da redução da jornada de trabalho
segundo estudo preparado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos), a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais tem potencial para criar, numa primeira etapa, 2.252.600 novos postos.
O Dieese também conclui, com base em dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que o aumento do custo total para as empresas será de 1,99%. Este aumento seria absorvido por condições objetivas como o aumento da competitividade, já observado no país, e pela expansão da base consumidora causada pelo aumento dos empregos.