Financiários conquistam renovação da CTT
Depois de um longo período de pausa no processo de negociação, a Comissão de Organização dos Financiários se reuniu, nesta quinta-feira (01/10), com a Fenacrefi (Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), para discutir a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). A proposta contempla reajuste de 1,13% para este ano, além da PLR (Participação dos Lucros e Resultados) com correção integral.
Na reunião que teve a paraticiapação do diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, a categoria obteve além do reajuste salarial, abono de R$ 1.000,00 em 2020, além de todos os benefícios adequados integralmente pelo INPC, ou seja, correção de 2,05%. Para o próximo ano, os financiários teriam reajuste nos salários, inclusive os de ingresso, pelo INPC integral do período, acumulado no período de 1º de junho de 2020 a 31 de maio de 2021.
Para a PLR, a proposta para 2020 é de manutenção, na íntegra, das regras já estabelecidas na PLR-CCT vencida. Apenas aplica sobre os valores fixos o valor integral do INPC para 2020. Para o ano que vem, será criado uma mesa para discutir um modelo para o benefício.
Graças à mobilização da categoria, as financeiras desistiram da cláusula na CCT sobre ponto eletrônico, que deverá ser tratada diretamente entre empresas e sindicatos. Os financiários saem vitoriosos por manter a CCT e a ultratividade, além de avançar em cláusulas econômicas e sociais.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.
