Gastos com publicidade da Caixa e BB terão sigilo quebrado
O Senador Fabiano Contarato pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que o Banco do Brasil e Caixa passem por auditoria para que seja levantado imediatamente os gastos desses bancos com publicidade e em quais veículos são anunciados. O pedido, feito na última sexta-feira (05/06), tem base nas negativas ao pedido de acesso a informação sobre esses gastos via Lei de Acesso a Informação (LAI).
Segundo Contarato, com a auditoria será possível avaliar se as normas e procedimentos das instituições financeiras estão ajustados aos requisitos de publicidade e transparência exigidos pela Constituição. As informações obtidas podem apontar se o BB e Caixa pagaram por anúncios em sites e canais no YouTube que divulgam fake news.
O documento recorda que, em 2019, a Caixa Econômica destinou R$ 213,3 milhões para uso em publicidade. Por sua vez, o Banco do Brasil, já sob a gestão de Rubem Novaes, destinou R$ 373,1 milhões a contratos publicitários, dos quais R$ 119 milhões foram gastos com veiculação na internet.
