IBGE: Produção industrial cresce em todas as regiões e atinge 4,8% no semestre
A produção industrial cresceu 4,8%, em média, nos 14 locais analisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos primeiros seis meses deste ano, em comparação com igual intervalo de 2006.
Em quatro regiões, a expansão superou a média nacional : Rio Grande do Sul (8,5%), Minas Gerais (7,9%), Paraná (7%) e Pernambuco (6,4%).
Na última sexta-feira, o IBGE divulgou a pesquisa de produção industrial do país, mostrando crescimento de 4,8% no semestre, 1,2% na passagem de maio para junho e 6,6% na comparação entre junho de 2007 e o mesmo mês em 2006. Os dados desta terça-feira (7) correspondem à mesma pesquisa, mas com a medição de cada região em separado.
Entre as localidades que também viram acréscimo na produção no semestre, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo tiveram resultado superior a 4%, mas abaixo da média nacional. Ceará, Bahia e Amazonas registraram as variações positivas mais baixas, de 0,5%, 0,3% e 0,2%, nesta ordem.
No confronto do segundo trimestre deste ano com período correspondente de 2006, houve acréscimo em 12 locais, menos Goiás (onde a produção caiu 2,6%) e Bahia (com queda de 1,4%).
Junho
Na passagem de maio para junho, com ajuste sazonal, metade dos 14 locais investigados verificou ampliação na atividade industrial, sobressaindo-se Amazonas (3%). Acima da média nacional (1,2%), apareceram Espírito Santo (2,3%), São Paulo (2%) e Paraná (1,4%).
"Vale destacar que São Paulo completou cinco meses com taxas positivas, acumulando 6,7% de expansão no período", acrescentou o IBGE.
Nas localidades com queda, o organismo apontou o caso de Goiás, com recuo de 5,1% na indústria, invertendo o rumo verificado no quinto mês de 2007, de elevação de 6%.