Impacto da pandemia no mercado de trabalho é pior que o esperado
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), será impossível reverter a situação no segundo semestre de 2020, mesmo no cenário mais otimista. A organização também afirmou que os danos causados pela pandemia são piores que o esperado inicialmente.
Com base na estimativa da organização, era esperada a perda de 305 milhões de empregos no mundo. Contudo, já no segundo trimestre foram perdidos 400 milhões de empregos. Uma queda de 14% nas horas de trabalho em relação ao nível antes da pandemia.
Como já era de ser esperar, a população menos favorecida é quem mais sofre com os impactos causados pelo vírus, o que agrava ainda mais as situações de desigualdade sociais. Embora alguns empregos retornem, a demanda fraca pode persistir em muitos setores e uma recuperação total é improvável por algum tempo.
Além disso, a OIT também registrou os maiores impactos na nos setores de alojamento, serviços de alimentação e varejo. As mulheres também foram mais frequentemente afetadas por demandas crescentes para cuidar dos filhos durante a crise.
