INSS antecipa 13º e prorroga suspensão de atendimento presencial
A partir desta segunda-feira (04/05), aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ganham mais do que um salário mínimo, começam a receber a primeira parcela do 13º salárior. O pagamento, que foi antecipado e corresponde a 50% do valor total, está entre as medidas que o governo anunciou para amenizar os impactos da crise causada pelo novo coronavírus.
O pagamento será feito até a sexta-feira (08/05) e o dia de cada beneficiário varia de acordo com o valor e o número final do benefício. Quem ganha até um salário mínimo já está recebendo o valor, que também termina no próximo dia 8 de maio.
A segunda parcela geralmente é paga em dezembro, mas este ano também será antecipada e cairá na conta entre os dias 25 de maio e 5 de junho. Quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão também tem direito a antecipação. Se o benefício está programado para acabar antes de 31 de dezembro de 2020, o segurado receberá o valor proporcional.
O INSS também informou que a realização de perícias médicas de forma presencial continua suspensa até o dia 22 de maio, por conta da pandemia. Quem conseguiu agendar perícias médicas nas agências devem desconsiderar a marcação. A análise dos requerimentos de benefícios continua a ser feita de forma normal, com base nos atestados enviados através do Meu INSS, site e aplicativo.
