INSS dá inÃcio a prova de vida por biometria facial
Nesta quinta-feira (20/8), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o projeto-piloto de prova de vida por biometria facial. Nos próximos dias, dentre os 500 mil beneficiários, o órgão irá escolher os que começarão a ter acesso ao sistema de reconhecimento facial.
O processo poderá ser feito através do plicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. A opção de realizar a prova de vida nessas plataformas só estará disponÃvel para os usuários selecionados.
Para o teste, serão escolhidos beneficiários que tenham carteira de motorista e tÃtulo de eleitor, já que a biometria facial vai usar dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41.
Por conta da pandemia, a prova de vida presencial, que acontece na agência bancária onde o segurado retira o benefÃcio, está suspensa até setembro em todo o paÃs.
